quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O nascimento de um legado

Joemy Palhano

  Em 22 de novembro de 1963, morreu um dos maiores nomes da literatura do século XX, C. S. Lewis. 

  Sua morte passou despercebida para a maior parte das pessoas, pois neste mesmo dia, o presidente norte-americano, John F. Kennedy, foi assassinado. E neste mesmo dia, morreu também o escritor inglês, Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo. 

  Ainda que a morte de C. S. Lewis não tenha gerado "repercussões midiáticas", não podemos falar o mesmo do seu legado. Todos os anos, milhares de leitores passam a admirar o seu trabalho e milhões de exemplares das suas obras são vendidos por todo o mundo, e isso mesmo após quase 50 anos da sua morte!

  Esse dia cheio de "coincidências" (ou não) serviu de inspiração para o livro "O Diálogo – Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley", de Peter Kreeft, no qual os três ilustres mortos se encontram em algum lugar do Além e debatem sobre as visões religiosas mais influentes do seu tempo: o teísmo (representado por Lewis), o humanismo (Kennedy) e o panteísmo (Huxley). Isso mostra que seu legado ainda está bem vivo.

  Para os fãs e admiradores ao redor do mundo, a Semana C. S. Lewis começa hoje (22/11 - dia de sua morte) e vai até o dia 29/11 (dia da seu nascimento), período em que leem e divulgam textos e livros do velho Jack (apelido pelo qual Lewis era chamado por seus amigos). 

  Para divulgar a vasta e relevante obra de C. S. Lewis, no meio acadêmico brasileiro, que a Semana C. S. Lewis do Ceará 2012 vai acontecer, com a realização de quatro palestras, nos dia 26, 27, 28 e 29 da próxima semana. Essa será uma oportunidade única de ir "além do guarda-roupa". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário